sexta-feira, 17 de novembro de 2006

ESTUDANTES CONTRA ABUSOS DA PRAXE



-Pedida Assembleia Magna


Um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra (UC), vai exigir a convocação de uma Assembleia Magna da Academia, a fim de discutira alegados abusos, praticados sob alçada da Praxe Académica. Esta medida foi anunciada no passado domingo, por Emanuel vieira, que presidiu a uma reunião sobre o assunto, em que participaram perto de meio milhar de alunos da UC.
Ficou ainda decidido exigir à Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) uma tomada de posição pública sobre esta questão. Por outro lado, também por maioria absoluta, ficou assente exigir ao Conselho de Veteranos, órgão que tutelas questões relacionadas com a Praxe, «que divulgue ao público, nomeadamente a todos os estudantes desta Academia, todas as informações que tem em sua posse, bem como os processos que decorrem no seu seio, tomando ainda, e para tal, as necessárias medidas para pôr termo à situação presente».
Para os promotores desta iniciativa, torna-se urgente a «instituição de uma praxe digna, diferente e adequada à realidade actual». A revisão do código da praxe, recentemente alterado, foi também um dos pontos exigidos, a fim de «colmatar algumas lacunas que neste ainda se encontram e permitem que ao seu abrigo se levem a cabo acções praxistas nada dignificantes para esta Academia».
Em documento apresentado no início da Assembleia, os seus promotores alegam ainda que a «Academia tem vindo a degradar-se em várias áreas, particularmente no que diz respeito à praxe». «Estes abusos e exageros da praxe», prossegue o documento,
«muitas vezes omitidos, deverão ser divulgados, julgados e penalizados».
Foi realçado que, alguns dos casos em questão, são «naturalmente possíveis de ser considerados, na sociedade portuguesa, como actos criminosos». Na óptica da mesa da assembleia, «infelizmente, na nossa Academia tem-se assistido a uma certa cumplicidade de algumas secções nos actos em questão». «Isto não pode continuar! Terão que ser tomadas medidas que acabem com esta vergonha», finaliza o comunicado.
As conclusões deste encontro vão ser transmitidas aos corpos gerentes da AAC. Ao Conselho de Veteranos e ao Reitor, Rui de Alarcão. Refira-se que, nos meios académicos coimbrões, correm rumores acerca da suposta violação de uma «caloira», que teria sido embriagada, bem como a respeito de outros eventuais actos violentos.

Diário de Coimbra
10 – Dezembro – 1996


Recolhido por: Ricardo Almeida
Postado por: Ricardo Almeida


0 comentários:

Enviar um comentário