quinta-feira, 16 de novembro de 2006

12 Março 1953, “As Patrulhas Aéreas Americanas na fronteira da Alemanha”

Os jornais americanos preconizam para evitar novos incidentes.

Nova Iorque. 12 – Os jornais reagem violentamente em face do incidente no qual dois aviões de “caça” checoslovacos abateram um avião americano.

O editorialista do “New York Times” sugere que se dê ordem aos aviões americanos para combater quando forem atacados. “Os comunistas não respeitam senão a força”, escreve o jornal e acrescenta: “se eles querem que se empregue a força, nós o faremos”.

Pela sua parte, o “New York Heral Tribuné”, afirma que “Não existe outro meio que não a firmeza para evitar que se produzam tais incidentes”.

O “Daily News”, escreve que, “a julgar pelo incidente, os novos dirigentes russos estão dispostos a empregar os rudes métodos usados por Estaline” – (F.P).

Paris, 12 – Os jornais dão grande relevo ao incidente aéreo americano – checoslovaco sobre o território alemão.

Robert Bony em “L`Aurore” afirma que o incidente é mais um episodio da guerra a frio que se trava há anos entre dois mundos que mutuamente se suspeitam. Sem querer levar as coisas até ao trágico. O Editorialista pergunta a si próprio que significado podem ter, em face de incidentes desta Natureza, as palavras do “camarada” Malenkov ao pé do caixão de Estaline.

Em seu entender, tais palavras nada valem. Se é essa a famosa “coexistência”, a decantada “busca permanente da paz”, pouca esperança nesta.

As circunstâncias da vitória de 1945 impuseram a coabitação dos aliados, dadas as iniciativas soviéticas. – (F.P).

Diário Popular

Recolha: Mariana Alves
Colocado por: André Pereira

0 comentários:

Enviar um comentário